Entenda o que é o Bloco-K
- Data:jan 21, 2019
- Autor:Fernanda Souza
- Palavras-chaves:2019, atualização, bloco k, cliente, comercial, comunicação, empresarial, empresas, erp, fiscal, gestão, gestão empresarial, hunes, mudança, negócios, nf-e, prazo, software, software de gestão, sped, sped fiscal
- Categoria:Artigos, Sem categoria
O que é Bloco-K
Para entender o que é Bloco-K, é preciso primeiro saber o que é o Sped Fiscal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal. É com ele que a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais recebem dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Também fazem parte do Sped a nota fiscal eletrônica (NF-e), o conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), a escrituração contábil digital (ECD) e a nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e).
Agora com a obrigatoriedade do Bloco K, a fiscalização do SPED será mais eficiente e ativa. Dessa forma, é possível ter um maior controle sobre a matéria prima até a elaboração do produto final.
O Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) envia informações mensais da produção e consumo de insumos. Bem como do estoque escriturado, relativo aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas. Ou seja, é a versão digital do Livro de Registro de Controle da Produção e Estoque, com a implementação do SPED, o Bloco K agora também integra a EFD e deve ser preenchido por essas empresas.
Quais são os dados que devem ser apresentados no Bloco-K?
Em geral, os dados que devem ser apresentados no Bloco-K são:
- Matérias-primas
- Ordem de produção
- Perda de produto
- Produtos prontos
- Ficha de produtos
Quais as penalidades que poderão ser aplicadas?
Em caso de atraso na entrega, a multa será de 1% sobre o valor do estoque. Já no caso de envio de informações incorretas, a multa é de 3% sobre as obrigações comerciais.
Por fim, aqueles que recolherem valores menores do que o devido ou, ainda pior, que não recolherem valor algum, terão que pagar uma multa de 100% do valor devido, além de os responsáveis correrem o risco de serem autuados criminalmente em razão da sonegação de impostos.
Como eu posso evitar?
É necessário ter um bom sistema ERP, que além de te dar segurança, possa se adaptar ao seu negócio, opte por uma empresa que te dará o suporte com profissionais competentes. E vamos combinar, nada melhor do que ter a empresa o melhor suporte já testado em todo o Brasil, por este e outros motivos confie na Hunes Tecnologia, onde a sua satisfação é o nosso desafio!
Fique atento às exigências e prepare-se para se adequar ao Bloco-K.